Vodafone Rally de Portugal 2010 – 1º dia

A Citroen ocupa as três primeiras posições no final do primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal. Sebastien Ogier comanda, após as sete classificativas do dia, das quais ganhou cinco, com 26 segundos de vantagem sobre Dani Sordo, que tem 18,2 segundos de avanço sobre Sebastien Loeb, o comandante do campeonato. Quando se previam manobras tácticas para o final do dia, com os pilotos a procurarem as melhores posições na estrada para a segunda etapa, foram as circunstâncias a determinar as posições finais. Primeiro na estrada, o comandante do campeonato, Sebastien Loeb, estava em desvantagem, por ter de limpar a estrada para os que o seguiam. Por isso, tentou encontrar uma boa aderência para as primeiras passagens, prevendo que as segundas seriam mais difíceis, uma vez que a limpeza da estrada deixava as pedras à vista. No final da primeira “ronde” era quinto. Uma vez mais, foi Sebastien Ogir a assumir o papel principal ao vencer cinco das seis classificativas do dia (a outra foi ganha por Sordo), tirando o melhor partido do facto de ser o quarto na estrada, o que lhe permitiu chegar ao parque de assistência, a meio da etapa, com 1,8 s. de avanço sobre Dani Sordo. O espanhol manteve a pressão sobre Ogier ao longo do dia, enquanto Mikko Hirvonen (Ford) chegava a meio da etapa a 18,1 s. de Sordo, depois de se ter imposto a Loeb, beneficiando do facto de ser o terceiro na estrada. Petter Solberg arrancou com confiança, mas um toque numa barreira, na superespecial de abertura, causou-lhe problemas de suspensão, que não o impediram de terminar a primeira parte do dia em quarto. Face às condições atmosféricas e do terreno, os pneus passaram a ter papel determinante, tanto mais que a dureza do piso e a falta de aderência obrigava os pilotos a terem cuidados redobrados para os conservarem em bom estado para cumprirem as três especiais. E alguns fizeram-no melhor do que outros. Ogier manteve a toada matinal e, na segunda passagem pelas três classificativas do dia, aumentou a vantagem, sobre Sordo, para 26,6 segundos. O espanhol sentia os pneus perderem aderência e perdeu tempo quando numa travagem, para abordar um gancho, o motor não respondeu e o fez sair da estrada. Solberg parecia bem colocado para o segundo dia, mas o facto de os seus pneus estavam destruídos no final da etapa, felizmente a três quilómetros do final da especial, e do carro ter sofrido estragos na traseira levaram-no a perder tempo e a cair para quinto, a 49,9 s. do comandante. Problemas de pneus, também, para Hirvonen, que apesar disso conseguiu ultrapassar Solberg, mas já não fez o mesmo a Loeb, terminando o dia em quarto, a 49,6 segundos do primeiro, mas mais importante a escassos 2,1 segundo de Loeb. Entre os S-WRC, reservado aos S2000, Nasser Al-Attiyah parecia ter a concorrência sob controlo, no seu regresso com o Ford Fiesta S2000. No entanto, a assistência assistida falhou no final do dia e relegou-o para segundo atrás de Jari Ketomaam noutro Fiesta. PG Andersson é terceiro e primeiro dos Skoda, enquanto Xavi Pons acabou o dia em quarto, mas perdeu tempo, com um furo da parte da manhã. O português Bernardo Sousa, comandante do Campeonato de Portugal, adoptou uma estratégia que visa a obtenção do máximo pontos para o campeonato português, sem correr os riscos inerentes à luta pelas primeiras posições entre os S-WRC. Por sua vez, o campeão do Mundo de Produção, Armindo Araújo viu-se penalizado pela ordem de partida e perdeu tempo, por encontrar as especiais mais degradadas terminando o dia em 22.º da geral, nono dos N4 e segundo dos carros de Produção convencional. O segundo dia da prova vai levar as equipas a cumprirem mais seis especiais, duas passagens por três classificativas desenhadas a norte de Faro, com a primeira equipa a começar a primeira classificativa às 09.27.

Site: Rally de Portugal

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