“Memórias de um Rio – Avieiros, os Nómadas do Tejo” em exibição no Teatro Sá da Bandeira

O documentário “Memórias de um Rio – Avieiros, os Nómadas do Tejo” prémio especial de Lusofonia do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, CineEco 2004 vai estar em exibição no Teatro Sá da Bandeira, no dia 6 de Maio, às 21h30. A sessão de cinema integrada no 1º Congresso Nacional da Cultura Avieira que vai decorrer em Santarém e Salvaterra de Magos de  7 a 9 de Maio, vai contar a presença do realizador Francisco Manso para uma conversa com o público.

Sinopse: Desde o final do séc. XIX, que gente da Praia da Vieira de Leiria, fugindo aos Invernos rigorosos do mar, procurando no Tejo o seu sustento (numa altura em que o peixe, principalmente o sável, abundava naquelas águas), estabeleceu-se gradualmente nas suas margens, aí tendo criado uma comunidade – os AVIEIROS.

Info: Este documentário é o registo audiovisual do percurso desta comunidade única, desde o seu aparecimento, observado com o contributo do ponto de vista dos seus últimos representantes vivos. Alguns deles são verdadeiras preciosidades. Estão rijos, têm bem presente a memória do que viveram, do que os seus pais passaram, da dureza da pesca, do sofrimento, da dificuldade extrema em educar os filhos. São eles a conduzir a história, a falar do passado, a relatar-nos o que era ser AVIEIRO.

Santarém | Teatro Sá da Bandeira | 06/Maio/2010 | 21h30m | Entrada Gratuita |

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: