“A Barreira Invisível” na RTP 1

Uma fascinante e surpreendente reconstituição dos sangrentos combates de Guadalcanal como ponto de partida para uma espantosa reflexão sobre a guerra e os seus efeitos perversos.

Titulo Original: “The Red Line”

Sinopse: Em 1942, no teatro de guerra do Pacífico, uma companhia de soldados chega à ilha de Guadalcanal para render os fuzileiros do assalto inicial. A ilha tem uma importante posição estratégica para o avanço japonês no Pacífico e o esforço americano para os deter vai ser dramático. A Companhia “C de Charlie”, que integra soldados muito jovens, vai ser sacrificada pelo coronel Tall, fascinado pelo combate e pelas suas possibilidades de glória pessoal, na conquista de uma posição ferozmente defendida pelos japoneses. Os capitães Staros e Gaff protestam contra a forma como Tall quer tomar a colina em questão, que será um estúpido massacre.

Info: Ao fim de vinte anos sem rodar um filme, Terrence Malick regressou ao activo com “A Barreira Invisível”, um surpreendente e apaixonante filme de guerra, adaptado do romance de James Jones sobre os sangrentos combates de Guadalcanal no Pacífico durante a 2ª Guerra Mundial. Malick constrói uma espécie de épico-intimista, onde emocionantes cenas de guerra servem todo um propósito de abrangente reflexão onírica, poética, filosófica e humanista sobre o pesadelo da própria guerra. Poucos cineastas terão gasto um tão avultado orçamento para criar um filme tão pessoal. Uma visão muito particular da guerra, enquanto experiência quase alucinogénica, que afecta o raciocínio, faz perder todo o sentido de orientação e deixa cada soldado entregue a si próprio e ao seu instinto de sobrevivência. Optando por uma narrativa fragmentada e uma espantosa montagem de puros contrastes físicos e emocionais, Malick percorre os complexos e fascinantes estados de espírito dos homens no meio de uma guerra, recriada com um invulgar sentido de experiência violentadora e inesperada reflexão sobre a sua natureza maléfica e os aberrantes comportamentos que provoca. Um filme absolutamente invulgar e deslumbrante.

RTP 1 | Hoje às 23h 37 |

A Barreira Invisível (Trailer)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: